OS 7 ERROS DA MULHER SAMARITANA

Texto: João 4:6-9.

A Palestina é uma terra muito pequena. Mede cerca de 300 km, do norte ao sul. A província da Judéia mede 150 km. A província da Galiléia mede, também, 150 km.

No início do ano 29 de nossa era, Jesus ia caminhando da Judéia, ao sul, e se dirigindo à Galiléia, ao norte, com os seus discípulos.

E era-lhes necessário passar por Samaria, porque entre a Judéia e a Galiléia estava a província de Samaria. Passando por Samaria, Jesus com os discípulos haviam caminhado cerca de 100 km. É uma longa trajetória a pé.

E eles se detiveram a descansar debaixo de uma árvore, num lugar próximo à cidade de Sicar. Daí, Jesus ordenou que os discípulos fossem à cidade comprar alimento.

Nesse instante, Jesus se assentou em um poço, um poço famoso, próximo à cidade de Sicar: o poço de Jacó. E uma mulher, que veio da cidade com seu cântaro, se aproximou do poço para tirar água.

Cito essa história, porque quero apresentar Os 7 Erros da Mulher Samaritana, os 7 equívocos, as 7 mal-interpretações daquela mulher.

Naquele simples diálogo com Jesus, esta mulher revelou que havia 7 erros graves em sua teologia. E como é bom aprender dos próprios erros, mas é mais sábio aprender dos erros dos outros, a fim de não cometê-los, nós passaremos a estudá-los.

1º ERRO: AQUELA MULHER PENSAVA QUE JESUS NÃO FALARIA COM ELA (v. 9)

1) Quando Jesus lhe pediu água, ela desconsiderou o pedido, distraiu-se completamente, porque ficou impressionada com o próprio fato de Jesus falar com ela: – “Como, sendo tu judeu, falas comigo que sou uma mulher samaritana?” (verso 9).

Havia um preconceito. Os samaritanos não se davam com os judeus, nem os judeus com os samaritanos. Havia um preconceito, uma barreira. Os judeus se julgavam muito elevados para se rebaixarem até os samaritanos. O orgulho os separava.

Ademais disso, era proibido a um homem judeu falar com uma mulher na rua. E muito menos, se ele fosse um mestre. Mas esse contato seria muito mais rigorosamente proibido, se fosse um mestre a falar com uma mulher de vida duvidosa. E ali estava Jesus quebrando todas essas regras e preconceitos. E isso deixou aquela mulher encantada!

2- Mas hoje não é diferente, porque muitos dizem: “Deus não fala com o homem”. Os ateus dizem que Deus não existe, e portanto, como pode nos falar alguém que não existe?

Os agnósticos dizem que Ele está muito longe e nós estamos muito aquém da Sua presença e, portanto, não podemos ter um conhecimento e uma comunicação com esse Deus. Os deístas dizem que Ele criou o nosso mundo, mas abandonou os Seus habitantes e, portanto, Ele não fala com o homem.

3- Mas Jesus Cristo, o nosso Deus, fala com os homens. 1) – Não importa a posição social, a condição financeira, ou sua educação. Se alguém se chega a Deus com sede, Ele vai saciar a sua alma sedenta.

2) – Hoje, muitos pensam que não podem falar com Jesus por causa de algum preconceito.

Preconceito dos parentes: – ‘Por que você vai mudar de religião?’

Preconceito dos amigos: – ‘Ora, você não é disso, deixa essa idéia de crente!’

Preconceito de si mesmo: ‘Eu não serei atendido.” ‘Jesus não vai ligar para mim!’ ‘Eu não sou digno!’ ‘Ele já tem tantas pessoas para atender, que não atentará para mim!’

3) – Meu prezado amigo, ninguém está tão distante de Deus que Ele não possa lhe falar. Por mais humilde que você seja, por mais indigno que você se considere. Por mais pecador que tenha sido. Ele fala através da Bíblia. Ele fala através do pregador. Ele fala através da consciência. Ele lhe fala pelo Espírito Santo.

4) – A Bíblia diz que todos podem ter acesso a Jesus Cristo (Heb. 4:16). Ele é o nosso melhor Amigo. Ele nos deixa à vontade para lhe falarmos sobre qualquer assunto confiantemente, sem constrangimentos.

Podemos falar sobre qualquer problema, porque ele tem todas as soluções. Assim Ele falou com a samaritana, deixando-a completamente à vontade, deixando-a escolher os assuntos de seu interesse, e o rumo de sua conversação.

4- Certa vez, um homem já idoso cometeu esse mesmo erro da mulher samaritana. Andava longe de Deus. Sua esposa certa noite, a sós com ele, pediu que ele também orasse a Deus.

Falou: “Querido, eu estava aqui pensando comigo: Eu já estou cansada de ir à igreja sozinha; estou cansada de fazer o culto sozinha em casa; estou cansada de orar sozinha. Por que você não me acompanha? Por que não se torna um cristão também?”

Ele respondeu imediatamente: “Mas como? Deus jamais falaria comigo! É impossível?” Ela respondeu: “Mas, querido, você pode falar com Deus; e se você falar com Ele, Ele vai lhe responder!” “Mas é impossível! Eu sou um pecador! E Deus não fala com pecadores!” “Fala, sim, Ele já falou com muitos pecadores!” disse ela.

“Mas eu não sei orar! O que é que eu diria? Eu nunca orei em toda a minha vida!” Então, ela se aproximou dele e disse: “Você repete o que eu disser! Vamos ajoelhar!” E o marido se ajoelhou com ela pela primeira vez na vida. E ela orou e disse:

“Meu Pai!” e ele repetiu: “Meu Pai!” “Eu quero lhe falar!” “Eu quero lhe falar!” “Eu sou um pecador!” E ele disse: “Eu sou um pecador!” “Eu não sou digno!” “Eu não sou digno!” “Mas eu estou arrependido de todos os meus pecados!” E ele disse: “Eu estou arrependido de todos os meus pecados!” E agora, ele já mudara o seu tom de voz, comovido.

“Senhor, perdoa-me!” Ele repetiu: “Senhor, perdoa-me!” “Eu quero a Tua paz no meu coração!” “Eu quero a Tua paz no meu coração!” “Eu aceito a Jesus Cristo como o meu Salvador!” “Eu aceito a Jesus Cristo como o meu Salvador!” “Eu me entrego completamente!” “Eu me entrego completamente!” “Eu quero ser um filho de Deus” “Eu quero ser um filho de Deus!” E naquela noite se salvou mais um homem, que pensava que não podia falar com Jesus.

2º ERRO: A SAMARITANA JULGOU QUE O POÇO DE JACÓ ERA A ÚNICA FONTE DE ÁGUA VIVA (6, 11)

1. Aquela pobre mulher pensava que esse era o único poço para satisfazer a sede. Era o famoso poço de Jacó! Não havia outro melhor. Ele possuía propriedades especiais, era o poço incomparável do antigo patriarca de Israel.

Os samaritanos valorizavam muito o poço de Jacó. Milhares de turistas anualmente vão lá para conhecer o poço de Jacó, que os judeus ainda valorizam tanto.

2. Hoje milhares de pessoas pensam a mesma coisa. Muitos imaginam que não haja outro poço além das fontes deste mundo, onde pretendem satisfazer a sede de sua alma. Muitos buscam a água da vida 1) Nos Prazeres, nas diversões que o mundo oferece. 2) Nas Riquezas, nos bens materiais, na segurança econômica. 3) Na Fama ou prestígio, popularidade e aplauso. Mas todas estas fontes são cisternas rotas.

Tenho em mãos a história dramática de uma jovem que era desconhecida e pobre, até que se apresentou em Hollywood. Tornou-se uma famosa artista do cinema norte-americano. Mas, note nas suas próprias palavras o seu desengano: “- Tenho dinheiro, tenho beleza, atração e gozo de imensa popularidade. Deveria ser a mulher mais feliz do mundo; mas sou miserável e infeliz, porque não tenho paz”.

Seguramente, esta jovem buscou a água da vida em todas as fontes ilusórias que este mundo oferece. Mas não buscou a água da vida em Jesus Cristo, e saiu desencantada, completamente insatisfeita.

3. Onde está a verdadeira fonte da água da vida?

1) A única fonte é Jesus (v. 10). Só Jesus Cristo pode saciar a sua sede espiritual. Só Jesus Cristo pode lhe dar perdão e paz, salvação e vida eterna.

Não existe nenhuma outra fonte que possa nos mitigar a sede: “Porque abaixo do Céu não existe nenhum outro nome, dado entre os mortais, pelo qual importa que sejamos salvos.” (Atos 4:12).

2) Todas as outras fontes são falsas (v. 13)

“Quem beber desta água, tornará a ter sede”, disse Jesus.

Por quê? Porque as fontes do mundo não satisfazem.

Nós voltaremos a ter sede. Sede é algo terrível, é um tormento, que indica uma grave necessidade do organismo, que se encontra ansioso para ver-se satisfeito. Quando tomamos água normalmente, não sentimos sede fisicamente.

3) Somente Jesus pode satisfazer plenamente (v. 14)

“Aquele que beber da água que Eu lhe der, nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.” Em Jesus, se encontram centralizadas as nossas mais suspiradas esperanças. Nós teremos água para a vida eterna. Mitigaremos a sede para sempre.

4. Que água é essa que Jesus prometeu?

Certa vez, num grande dia de festa no templo, disse Jesus: “Se alguém tem sede, venha a Mim e beba! Quem crer em Mim, do seu interior fluirão rios de água viva!” Era uma tremenda afirmação, digna somente do Messias. Mas o apóstolo João explicou que Ele Se referia ao Espírito Santo que Ele daria aos que nEle cressem” (João 7:37-39).

O Espírito Santo é simbolizado pela água viva, porque nos sacia espiritualmente, comunica a energia de que carecemos para vivermos a vida espiritual.

Daí para diante, somos regenerados, recebemos as Suas primícias, os primeiros frutos da graça de Deus, entramos em comunhão com Jesus Cristo, e nos vêm a paz, o perdão, a alegria, o amor brota no coração, todos os frutos do Espírito Santo, bem como a certeza de Salvação. Portanto, não sentimos mais sede da água da vida, porque a possuímos abundantemente.

3º ERRO: A SAMARITANA PENSAVA QUE JESUS ERA INFERIOR A JACÓ (v. 12)

1. “És tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado?” perguntou ela (v.12). Estas palavras significam:

“Você não é maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu essa fonte de águas! Como poderia ser maior do que ele? Certamente, você é menor do que aquele que nos deu o poço de águas vivas!” A samaritana não conhecia a Jesus, e cometeu mais um erro. Ao dizer maior, significava menor.

2. Muitos hoje cometem esse terrível engano: pensam que Jesus é menor. Alguns dizem: Ele é 1) um simples anjo, uma simples criatura, o primeiro Ser que Deus criou. Outros dizem que Ele foi apenas 2) um filósofo, um mestre humano como Sócrates, Aristóteles, Platão. Outros ainda afirmam que Ele é 3) um espírito evoluído que reencarnou muitas vezes. Eles têm uma noção muito acanhada de Jesus.

3. O que você pensa de Jesus? Depende muito do seu conceito: Se você pensa muito pouco dEle, o seu relacionamento também será muito pequeno. Se você pensa muito alto de Jesus, tudo vai mudar em sua vida. Nossa compreensão do Salvador é essencial para a nossa própria salvação.

4. A Bíblia diz que Ele é o Filho de Deus, o Messias Enviado, o Salvador do mundo, Ele é o grande Criador do universo, o Todo-poderoso Deus. Ele é a Imagem do Deus infinito. Ele é Emanuel, Deus conosco! Ele não só é maior do que Jacó; Ele é o próprio Criador de Jacó! E João relata que Ele mesmo disse:

“Antes que  Abraão existisse, Eu sou”. “E aqui está Alguém que é maior do que Salomão”. (João 8:59; Luc. 11:31).

4º ERRO: A SAMARITANA INTERPRETOU AS PALAVRAS DE JESUS LITERALMENTE (v. 15)

1. Cristo falava acerca dos bens espirituais.

Suas palavras se inspiraram na água natural, mas Ele se referia à água espiritual. A samaritana julgou que Ele falava literalmente, quando Ele falava simbolicamente. “Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la”. (v. 15).

2. Nicodemos havia cometido o mesmo erro.

“Como pode um homem nascer sendo velho?” dizia aquele homem ilustre, homem culto, membro do sinédrio, o tribunal judaico. “Pode acaso o homem voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?” (João 3:4).

Ele tomou as palavras de Jesus literalmente, e, com isso, perdeu de vista o verdadeiro sentido. E Jesus Se admirou de sua interpretação literalista, para não dizer uma ignorância completa dos conceitos básicas da conversão, e chegou a lhe dizer isso: “Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas?” (v. 10).

3. Hoje muitos não entendem a Bíblia, porque a interpretam erroneamente: Alguns dizem: Tudo é literal. Outros dizem: Tudo é figurado. É preciso ter a iluminação do Espírito Santo para entender a Palavra de Deus. As coisas espirituais se discernem espiritualmente. Por isso, o homem natural não pode entender.

Certa vez um pastor pregava sobre um tema controvertido, e ilustrou o assunto de modo perfeitamente simbólico, porque se tratava de uma passagem apocalíptica. No final do sermão, achegou-se a ele o primeiro ancião daquele igreja, e lhe disse:

“Você falou bem, mas isso é tudo literal!” Isso aconteceu em Rio Branco do Acre.  Depois de uns 30 anos, esse pregador falou sobre o mesmo assunto em uma cidade de Santa Catarina. Explicou novamente o sentido simbólico daquela passagem do Apocalipse. Após o sermão, um jovem muito estudioso, mas que revelava um zelo sem entendimento, se dirigiu ao pastor e lhe disse: “Olha, eu creio que isso é tudo literal!”

4. Como você entende a Palavra de Deus? Literalmente? Simbolicamente? Há muitas coisas literais, mas há também muitas coisas figuradas. Devemos estudar as palavras de Jesus Cristo com oração, pedindo a ajuda do Espírito Santo.

5º ERRO: A MULHER SAMARITANA JULGOU QUE A SUA VIDA PARTICULAR ESTAVA OCULTA DE JESUS (v. 16-18)

1. Quando Cristo percebeu que ela não entendera as Suas palavras, pediu que ela chamasse o seu marido. Isso ela entendeu prontamente; e respondeu que não tinha marido. Cristo fez esse pedido a fim de despertá-la para as coisas espirituais.

Ela precisava sentir a necessidade da água da vida. Ela precisava sentir-se pecadora. Então Ele revelou toda a sua vida, em poucas palavras. Quando ela disse: “Não tenho marido!”, Cristo lhe respondeu: – “De fato, porque 5 maridos já tiveste!” Ela ficou muito surpresa. Cometeu outro erro: Não sabia que Jesus sabia.

2. Ninguém pode esconder a sua vida de Jesus.

Podem esconder os segredos dos amigos, do patrão, da esposa, mas nunca de Jesus. Quando Ellen G. White se encontrava na Austrália, na década de 1890, ela teve uma visão em que lhe foi mostrado que certo ministro estava em perigo de cometer adultério.

Mais tarde, ela escreveu para esse ho­mem, advertindo-o no tocante à familiaridade com pessoas do sexo oposto. Quando o ministro leu a carta, ele achou que estava sendo in­sultado. O adultério não era e nunca tinha sido uma de suas fraquezas. Finalmente, ele foi falar com o Pastor W. C. White, filho da Sra. White, e expressou a sua surpresa de que lhe houvesse sido escrita uma carta dessa natureza.

O Pastor White explicou que Deus sempre relacionava as visões com o tempo. Portanto, a advertência podia ter uma aplicação futura, se ele se tornasse descuidado.

O ministro aceitou essa explicação e pro­meteu: “Manter-me-ei tão longe dessa espécie de tentação que aquela profecia jamais se cumprirá em minha vida.” Contudo, dentro de seis meses esse ministro perdeu as suas creden­ciais por motivo de adultério.

Jesus Cristo é onisciente. Ele sabe de tudo que se passa com você! Ele tem tudo claro diante dos Seus olhos. Ninguém pode se esconder dEle. Ele conhece toda a sua vida passada, presente e futura.

3. Entretanto, Jesus quer nos livrar de todos os erros

Se Ele conhece bem a nossa vida, Ele pode ajudar-nos com mais segurança. Mas você precisa confessar os seus pecados. Se você não fizer isso hoje, você fará no dia do Juízo, quando será tarde demais.

6º ERRO: A MULHER SAMARITANA PENSAVA QUE O MAIS IMPORTANTE ERA O LUGAR DE ADORAÇÃO (v. 20)

1. Quando Jesus Cristo falou de sua vida particular, ela tentou discutir religião. Então, apresentou um conceito errôneo, dando importância ao lugar onde os seus antepassados adoravam, e pondo em dúvida ao que diziam os judeus.

Havia uma rixa entre os judeus e samaritanos por causa do lugar de adoração. Os samaritanos diziam que o lugar de adoração era o monte Gerizim, onde eles haviam erguido um templo, ao redor do ano 432 A. C., mas tinha ficado em ruínas desde que o destruiu João Hircano ao redor do ano 129 A. C.

Mas os judeus diziam que o lugar do culto verdadeiro era o monte onde estava o templo de Jerusalém, construído pelo rei Salomão, filho de Davi, de quem viria o próprio Messias. E a controvérsia continuava.

2. Hoje muitos também pensam que o mais importante é

o lugar. Muitos fazem viagens para a Palestina, com o objetivo de adorar onde Jesus viveu, a fim de alcançar uma bênção especial. Eles dão muita importância ao lugar. Existe um hino que diz: “Andei por Onde Andou Jesus”. É um hino muito bonito que admiro muito, mas eu nunca tive vontade de visitar as terras bíblicas.

Conheço gente que foi para lá, e voltou pior do que era. O lugar é o mais importante, dizem muitas pessoas. E fazem longas peregrinações, visitam Roma, vão para a cidade de Salvador, na Bahia, ou a Belém do Pará, porque cometem o mesmo erro da mulher samaritana.

3. Qual foi a resposta de Jesus? (v 21): “Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.” Em Cristo, todas as restrições de etnia, raças e geografia se desfazem. Em Cristo, se estabelece  uma adoração universal para todos os povos: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome” disse Jesus, “ali estarei no meio deles.” (Mat. 18:20).

O mais importante não é o lugar. O mais importante não é “onde” mas “como”; é a maneira pela qual nós adoramos, que importa. Em Sua resposta, Ele continua falando àquela mulher: “Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade” (João 4:23).

Jerusalém está distante de nós. Mas hoje podemos adorar: “em espírito”, ou seja, através do Espírito Santo que está em todos os lugares e que fala ao nosso espírito que somos realmente filhos de Deus; e “em verdade”, ou seja, através da Palavra da verdade, que nos indica o verdadeiro Deus, em Cristo Jesus.

7º ERRO: A SAMARITANA PENSAVA QUE O MESSIAS AINDA NÃO HAVIA CHEGADO (v. 25)

1. Para ela, o Messias era apenas uma esperança futura. Uma expectativa por vir. Ela possuía um grande desejo de mudanças radicais e aguardava a salvação de Israel. Ela ainda esperava que o Messias viesse trazendo a salvação para o seu povo, mas não sabia por quanto tempo. Ledo engano.

2. Ela não sabia que o Messias estava ali à sua frente.

A própria Fonte da água viva, que mitiga a alma para nunca mais termos sede. A Luz do mundo a brilhar os seus raios luminosos nas trevas da ignorância, do pecado e da morte. O Profeta por excelência que falava pessoalmente com ela era em realidade o próprio Messias que ela tanto aguardava.

3. A resposta de Jesus foi impressionante (v. 26): ‘Disse-lhe Jesus: Eu o sou, Eu que falo contigo.’ “Eu Sou o próprio Messias, que você espera. Eu Sou o Teu Salvador. Eu Sou o Enviado de Deus, o Seu Ungido.”

Jesus lhe deu uma resposta que não havia dado a nenhum outro. Nem os próprios discípulos haviam recebido uma revelação tão espontânea, tão clara e direta como esta de Jesus para a mulher samaritana!

4. Os judeus do mundo inteiro hoje, ainda esperam o Messias. Que grande engano. Eles repetem o erro da samaritana. Estão esperando o Messias que já veio a este mundo para salvá-los e a todos os gentios! Os cristãos já estão esperando que Jesus venha a segunda vez, e eles ainda esperam Aquele que já esteve entre eles.

5. Mas aquela samaritana saiu da presença de Jesus Cristo como uma verdadeira luz. Ela compreendeu os seus erros, reconhecendo-os. Ela aceitou o fato maravilhoso de que ali estava o verdadeiro Messias. Ela recebeu a Jesus, e foi salva. Ela levou muitos outros a conhecer o Salvador do mundo.

6. E você, o que pensa sobre a vinda de Jesus Cristo?

Que Ele não virá tão cedo? Pensa que Jesus vai demorar ainda mais? Julga que Sua segunda vinda está reservada para o próximo século? Acha que Ele não voltará em seus dias? Não vê os sinais? Esquece que já estamos nos últimos tempos da História? Você está cometendo o mesmo erro da samaritana? Ela não conhecia os sinais dos tempos.

CONCLUSÃO

Vimos os 7 erros da mulher samaritana. Temos nós reconhecido os nossos erros, fracassos e pecados? Temos nós nos desencantado com as fontes ilusórias deste mundo tenebroso? Reconhecemos em Jesus, o Messias, o nosso Salvador pessoal?

Deixemos os nossos erros. Busquemos a Jesus que está pronto a nos ajudar a corrigir os erros, amavelmente.

Aceitemos o Seu maravilhoso amor, a Sua doce paz, que resulta de Sua salvação.

Somente Jesus Cristo pode salvar. Confie nEle. Ele jamais decepciona. Ele lhe dará a água que sacia a sede da alma para a vida eterna, trazendo perdão, vida e salvação. Ele diz hoje: “Aquele que tem sede, venha a Mim e beba da água que jorra para a vida eterna!”

About these ads

13 Respostas

  1. estou fazendo um retiro com este tema, vai ser interessante,precisava ainda de algumas dinamicas sobre este texto da samaritana se puder me ajudar agradeço vai ser agora no inicio do mes de novembro

  2. A paz do senhor JESUS CRISTO.
    meu irmão aqui na nossa igreja nós temos feito algumas
    peças evangélicas que tem despertado a atenção de muitos. Posso escrever uma relacionada à esta passagem que acho muito interessante.

    entre em contato.

  3. Este sermão é muito profundo.Nunca tinha estudado dessa maneira…Quero parabenizá-lo,é um abençoado do Senhor.

  4. Parabéns por este sermão. Tão profundo,tão intenso
    que nos faz viajar ao tempo de Jesus.Gostei…

  5. Muito bom’gostei…

  6. Muito obrigado , verdadeiramente essa mensagem é revelada pelo Espirito Santo , que o Senhor continue te iluminado e inspirando para abrir nossos olho !!!

    Deus o abençoe em nome de Jesus !!!!!

  7. Gostaria de saber se vc tem algo a respeito de seu comentario com outro irmão , tipo dinamica teatro ou outros.
    Essa palavra é uma grande benção.
    Vou ministrar para os jovens.

    Agradeço se ajudar neste sentido.

    Abraços

    Dc. Carlos Feio

    ” meu irmão aqui na nossa igreja nós temos feito algumas
    peças evangélicas que tem despertado a atenção de muitos. Posso escrever uma relacionada à esta passagem que acho muito interessante. ”

    entre em contato.

  8. Excelente a interpretação do texto. Hoje irei pregar na minha igreja e esse texto me forneceu material que não tinha percebido no diálogo entre Jesus e a mulher Samaritna. Creio que este é sem dúvida o maior diálogo que Jesus travou com uma mulher e se revelou a ela como o messias.Jesus se revela a uma mulher de reputação duvidosa e esta trouxe a Jesus muitos outros que creram Nele. Jesus não se revelou aos sábios mas aos humilde. Ele veio pra confundir os sábios e entendidos deste mundo.

  9. parabens,que Deus continue te usando.

  10. Jesus e quem tem poder de resolver problemas difices

  11. gostei, vou dormir com a certeza que aprendi mais um pouco a respeito do meu salvador…

  12. meu irmão que Deus ti abençoe nesta caminhada nus ensinando sobre a palavra de Deus amem!!!!

  13. linda interpretacao que Deus em cristo continue te abencoando.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: