Cuidado Com o Egoísmo!

Existe a história de um velho nobre, orgulhoso da sua riqueza, que vivia na Suécia, no tempo em que se viajava de diligência. Como você sabe, era costume parar de quando em vez numa estalagem, quando a viagem era muito longa. Bem, este homem rico e orgulhoso entrou na estalagem aos gritos de:
— Vamos estalajadeiro, arranje alguns cavalos imediatamente!
— Sinto muito senhor — disse o dono da estalagem — mas terá que esperar até que os cavalos descansem. Não tenho cavalos disponíveis.

Neste exato momento, dois belos animais foram trazidos do estábulo e atrelados a uma carruagem, na qual, em silêncio, estava sentado um cavaleiro de pequeno porte.
— Pensei que tivesse dito não possuir nenhum cavalo disponível — vociferou o homem egoísta.
— Estes foram encomendados por aquele cavalheiro antes que o senhor chegasse — disse o estalajadeiro calmamente.

Então, o homem egoísta, dirigindo-se ao senhor na carruagem disse:
— Diga-me uma coisa, moço, quer me deixar ficar com estes cavalos? pagarei bem por eles.
— Sinto muito — respondeu o modesto cavalheiro — preciso deles e estou pronto para partir.

— Talvez o senhor não saiba quem eu sou — replicou o homem egoísta — eu sou o Marechal de Campo Barão George Sparre, o último e único da minha estirpe.

— Isto é bom — disse o cavalheiro tranqüilo — Seria terrível pensar que poderia haver mais alguém como você. — E se foi.
Então, o estalajadeiro, voltando-se para o homem orgulhoso, disse:
— Lá se vai o rei da Suécia.

E uma pena que a história termine aqui, pois eu gostaria de saber como aquele egoísta se sentiu depois daquilo! Mas não faz mal. Apenas cuide para não ser egoísta e orgulhoso como foi aquele homem.

– Extraído de Eric B. Hare, Começando Com Deus, Inspiração Juvenil de 1987.

Deixe um comentário

