Naturologia

A Naturologia é uma ciência que estuda métodos naturais, antigos, tradicionais e modernos de cuidado, visando a promoção, manutenção e recuperação da saúde, a melhoria da qualidade de vida e o equilíbrio do ser humano com o meio em que vive (SEKIYA et al, 2006).

A Naturologia utiliza-se de técnicas naturais de tratamento sobre a prevenção, a promoção e a manutenção da saúde tendo como apoio pesquisas e estudos que contribuam para a validação das mesmas. (GIUSEPPE et al. apud AUGUSTIN, 2002; GARCIA, 2007). O naturólogo coloca como foco principal de tratamento o ser humano com todos seus processos de saúde e doença podendo sempre trabalhar em conjunto com outras áreas da saúde (POMBO, 2006). O profissional se preocupa em compreender a problemática inicial holisticamente, analisando e buscando no nível mental, psíquico,social e físico o equilíbrio. (GIUSEPPE et al. apud KARL, 1994 e BEIRBACH, 2002), sempre resguardando a livre escolha e sua integridade (VARELA, CORRÊA, 2005).

Dentro de seu espectro de atuação, o naturólogo é um estudioso das práticas naturais. Possui uma visão holística do processo saúde-doença, difundindo o conhecimento sobre os conceitos e os métodos utilizados pelas comunidades tradicionais e os tratamentos modernos para utilizar, orientar, ensinar e divulgar os recursos naturais para promoção, manutenção e recuperação da saúde.

Entre os conhecimentos usados por esta prática, destacam-se disciplinas da área de humanas (como: fundamentos de psicologia, fundamentos de naturologia: embasamentos filosóficos, antropologia, gestão em saúde), disciplinas da área da saúde (morfologia humana, processos funcionais e patológicos, físico-química dos sistemas biológicos, relação parasito-hospedeiro, farmacologia) e disciplinas específicas à formação do naturólogo envolvendo outras pseudociências como: terapias orientais (chinesas e japonesas), ayurvédicas, vibracionais e antroposóficas, técnicas de meditação, arte integrativa, aromaterapia, hidroterapia, massoterapia, fitoterapia, reflexologia, iridologia, essências florais e vibracionais, nutrição e dietas naturais, entre outras.

Os campos para a aplicação destes conhecimentos incluem instituições hospitalares, casas de saúde, postos de saúde, casas de repouso, estâncias hidrominerais, spas, empresas privadas, organizações não-governamentais, etc.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s