Português Sinalizado

 

Oi!

Aqui estou eu de novo para continuar o assunto sobre LIBRAS X PORTUGUES SINALIZADO.
Para começar, vamos entender primeiramente o que É português sinalizado (PS). PS é toda sinalização feita sob os aspectos gramaticais do Português. Ou seja, vc utiliza sinais mas não a Lingua de Sinais. Afinal, os sinais são apenas os intens léxicos da língua. O primeiro exemplo é um típico exemplo de emprego errado de sinais por estarmos “pensando em portugês”:

Portugues:
Eu fiz carne com batata.

Sinalização:
EU FIZ CARNE COM BATATA.

Vc entao me pergunta: Pq a frase na verdade é PS? Simples ela foi pensada em português e graças a isso os sinais foram empregados erroneamente. Quais sinais? Bem vamos lá… O sinal FAZER no contexto está errado. FAZER (duas maos em “A”…) é sempre utilizado no sentido de “criar, realizar, dar existência ou forma a” (segu ndo o dicionário Capovilla e tambem a observancia do uso do sinal na pratica). COM (duas maos em A se tocando) é simplesmente acompanhar (Ex. Eu vou COM voce ao medico). Você entao se pergunta: “Mas porque ninguem nunca me ensinou isso?” É simples, vc provavelmente aprendeu em um curso de Libras com surdos certo? E ele te ensinou que COM é com mas ele não estava errado. Você que ligou o sinal COM a preposição com e sempre que ela aparece vc utiliza este sinal. Isso é pensar e fazer Português Sinalizado.

Vamos então interpretar a frase que vc fez:

EU FIZ CARNE COM BATATA.

Bem vc me disse que vc produziu a carne (ou seja, vc deu existencia a carne) e quem te ajudou a fazer isso foi a batata (afinal, COM não é acompanhar?). Cômico nao? É lógico que o surdo até pode te entender se vc fizer isso, mas nao porque vc fez certo, mas é porque o que vc falou está tao errado que ele ja vai pensar na logica.

Vamos a um outro exeplo?

Suponahmos que voce esteja interpretendo em uma igreja e o preletor diz:
“Sexo depois do casamento”
Você entao faz:
SEXO DEPOIS CASAMENTO

Creio que esta nao preciso nem explicar né? Já está claro o suficiente.

Mas e então, qual o jeito certo? Bem isso fica para o proximo post!

Até mais!

Creditos: interpretesdelibras
3 comentários em “Português Sinalizado

Deixe um comentário

