Intérprete: Uma profissão (?)

             Muito se comenta a respeito da tão son hada CBO de intérprete de Língua de Sinais. O momento em que poderemos ser reconhecidos pelo nosso trabalho, como verdadeiros profissionais.

Mas será que realmente merecemos e desejamos essa conquista? Muitos não concordarão com o que estou prestes a dizer, muitos surdos e muitos intérpretes também. Por isso, só lhes peço que deixem a subjetividade de lado ao ler este post.

Começo fazendo uma simples pergunta. O que você quer escrito em sua carteira de trabalho: Intérprete ou Madre Tereza de Calcutá? SIM! É verdade… tem muito intérprete trabalhando de graça, usando daquele discurso: “Ah… eu faço isso é pra ajudar os surdos!”

Mas alto lar… não sou contra o trabalho voluntário, aliás, acho que é uma obrigação de TODO intérprete. Mas existem intérpretes trabalhando de graça para pessoas que não precisam! É isso mesmo! Vários intérpretes vão até mesmo em empresas, palestras e reuniões para interpretar e não recebem nem a passagem do buzu (Onibus)!

Precisamos parar também de barganhar nossos serviços. Se o seu preço é de R$ 30,00/hora, mas a contratatante tá achando caro, que procurem outro interprete entao! O que nao pode é você em seu desespero de interpretar em algum lugar, ou ate mesmo precisando de ACG de interpretação, aceitar trabalhar por R$10,00/hora, ou até mesmo DE GRAÇA! Isso desvaloriza a profissão.

Bem eu nunca vi uma carteira assinada escrito: VOLUNTÁRIO. Entao, se voce realmente deseja ser reconhecido pela seu trabalho, precisa começar a movimentar dinheiro, a trabalhar com um quadro de preços e manter a dignidade de sua interpretação.

Bem, agora é com você… e aí vai aceitar o desafio?

Anúncios

Um comentário em “Intérprete: Uma profissão (?)

  1. gosto muito de estudaR LIBRAS E GOSTARIA DE APrender um pouco mais essa língua tão bonita. Preciso falar de Jesus a estas pessoas porém não tenho material com frases ou contéudos de igreja. por favor ajude-me. Um abraço, sua irmã em Cristo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s