Libras-Gramatica

Agora falaremos da estrutura gramatical da Lingua de Sinai. Mas antes um aviso importante:

Como toda lingua, a Libras possui uma gramática. E como toda lingua essa gramatica nao é “respeitada” e seguida a risca na linguagem oral e informal. Entao antes que voce venha falar: “Ué, os surdos nao usam essa estrutura certinha!” eu já vou deixar bem claro que se você for esperar que todo surdo use a estrutura gramatical certinha, é a mesma utopia de imaginar que todos nós brasileiros falamos a mesma lingua. E lembre-se há as variações regionais da Lingua. Ok?

Entao vamos lá!

A Ronice Müller propôs em seus estudos algumas estruturas e arranjos gramaticais da Lingua de Sinais. Como não sou linguista irei comentar com o que eu tenho visto e aprendido na prática, mas baseando-me na teoria levantada pela Ronice. Ok?

Ah! Um outro lembrete é que a Lingua de Sinais é bem nova (em termos de ser considerada como Lingua e ser estudada como tal), por isso as teorias sobre a lingua estao em constante mudança.

A primeira forma de organização e a mais simples é a estrutura SVO: Sujeito + Verbo + Objeto. Se organizarmos as nossas frases sob esta estrutura, diminuiremos as chances de errar porque esta é basicamente a mesma estruturação basica do Português. Vamos aos exemplos:

Eu gosto de chocolate.

Sujeito –> Eu
Verbo –> Gostar
Objeto –> Sorvete

LIBRAS:

EU GOSTAR SORVETE

Daí muitas pessoas tiram a idéia de que surdo fala igual indio… pois é… fazer o que?

Essa frase é bem simples. Mas ainda podemos melhorá-la. O EU na frase pode ser descartado. Porque surdo gosta de resumir tudo? Nao! A resposta é bem simples. Se eu não me referi a qualquer outra pessoa do discurso, fica subentendido que me refiro a mim mesmo. Entao fica:

GOSTAR SORVETE

Fácil não é? Mas esta frase é simples… Depois voltaremos a analisar esta estrutura aplicada em sentenças mais complexas…

Ate +

Creditos: interpretes de Libras

Deixe um comentário

