Classificadores & Expressões: Será??????

Todas as formas de expressões deste post, são do autor do Blog Interprete de Libras

Muitos dos que convivem comigo, sabem que eu simplesmente ODEIO os chamados “classificadores e expressões faciais” e as formas como eles são “ensinados”…

A fonte dessa minha insatisfação e dessa minha rebeldia com o tema, se origina na metodologia de ensino desse artifício [?]. Eu realmente fico barbarizado com os cursos de libras que PERDEM TEMPO tentando ensinar Classificadores (CL) e Expressões Face-corporais (expressões). As aulas são as mais ridículas e patéticas que existem….. pega-se um monte de papeizinhos, escreve-se nomes de sentimentos e fazem os coitados dos alunos pegarem um e ficarem fazendo careta na frente da sala…. Ah….. fala sério, tem algo mais patético e anti-pedagógico que isso?????

O que as pessoas não querem entender é que expressões não servem para complementar a língua e muito menos para deixar a sinalização mais bonita… Elas NÃO complemetam os sinais, muito pelo contrário, elas FORMAM os sinais….. O mais incrível é que todos nós sabemos os 5 parâmetros e ainda conseguimos pensar que a expressão COMPLETA o sinal….. NÃO, NÃO E NÃO!!!!!!!!!! Vamos voltar ao básico. Os 5 parâmetros são:
– Configuração de mão
– Direcionalidade
– Movimento
– Ponto de Articulação
– EXPRESSÕES FACIAIS E CORPORAIS……

Agora… permitam-me lhes fazer uma pergunta: Alguém perde uma aula inteira só para ensinar Movimento? Então alguém me explica qual o objetivo de fazer com que os alunos façam papel de palhaço durante 2 horas de aula??????????

Outra coise que me irrita são os chamados “classificadores”. Fala-se tanto em classificadores, mas na verdade, as pessoas NÃo sabem nem o que são os classificadores……….

Gente, acorda!!!!!!!! Classificadores não “é uma forma de se fazer aquilo que não tem sinal”.
Definitivamente não! Classificadores, como o próprio nome já diz, servem para CLASSIFICAR, ou seja para DAR CARACTERÍSTICAS, nada mais é, falando grossamente, de um processo de adjetivação. Esses classificadores servem para modificar e determinar SUJEITO, ou ADJETIVO, ou até mesmo VERBO…

Agora, pega-se aquele grupo de alunos e fica passando-se imagens de coisas estranhas que não possuem sinal e manda que eles passem a imagem para a LIBRAS…………… Que coisa absurda!!!

E só para finalizar… deixo uma pergunta no ar e sejam sinceros consigo mesmos….. Durante uma sinalização ou uma conversa, ou até mesmo uma interpretação, usa-se mais expressões e classificadores ou verdadeiramente SINAiS?????????????

Já ouvi até mesmo o absurdo de que a pessoa que sabe fazer classificadores não precisa nem saber sinal…… Ah……… fala sério! Que grande baboseira……………

Então fica uma reflexão: Para quê perder tempo excessivo com CL e Expressões se a base de qualquer SINAlização são os SINAIS??? Por isso que saem aqueles alunos do curso de libras que sabem fazer um monte de careta, mas não conseguem nem ao menos manter uma conversa com um surdo…….

Aff………

Deixa eu ir agora e espero postar novamente em breve………

T+

Fikem com Deus!!!!!

E lembrem-se: qualquer dúvida me contatem por e-mail…………

Anúncios

4 comentários em “Classificadores & Expressões: Será??????

  1. Nossa! Mas que revolta!!! Se vc acredita mesmo que as expressoes FORMAM o sinal, pq acha perda de tempo fazer com q os alunos estudem, aprendam e se acostumem a fazer expressoes??? Não entendi porque tanta revolta. Afinal, uma expressão errada, e vc muda todo o sentido da frase.

  2. Eu acho que o nosso amigo sofreu algum trauma quando ensinaram Libras à ele.È imporrtante que se trabalhe expressão facial e classificadores sim com os alunos ouvintes.Nenhum surdo nasce aprendendo Libras ( sinais), na comunidade surda os próprios surdos preferem que se use classificadores para que eles possam entender melhor a comunicação. E na maioria das vezes, a expressão facial fala mais do que o sinal, pois mesmo fazendo a sinalizaçao errada, o surdo entende o que foi expresso e de uma forma ensina corretamente o ouvinte.Existem muitos interpretes de libras que não utiliza expressão facial nas interpretações , o que os tornam frios e o surdo ignora mesmo.Sou professora de Letras, Pós graduada em Ed. especial com enfase em deficiencia auditiva,Pós graduanda em Intérprete de Libras, ministro aulas para surdos, ministro curso de Libras com surdos, minha melhor amiga é professora surda e faço parte de uma comunidade surda….O comentario da Any é muito pertinente e sensato!
    Fica aqui o meu abraços para todos aqueles que de uma forma ou de outra ajudam a divulgar a Libras.
    É errando que se aprende!
    Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s