Calça comprida, corte e pintura do cabelo – Deut. 22:5 e 1 Cor. 11:3-15

calca

Veja uma das perguntas que recebi por e-mail e que tive a oportunidade de responder também no Programa:

“Sou evangélica, mas não acredito que o que mais importe para Deus seja a roupa… O que você diz sobre isto? Meu pastor afirmou que não devo vestir-me como homem e também pintar meus cabelos brancos, que tanto me incomodam… Será que ao fazê-lo estarei pecando contra Deus?” R.B., por e-mail.

Vamos à resposta bíblica, levando-se em conta o contexto cultural de Deuteronômio 22:5 e 1 Coríntios 11 – capítulos que geram (não por culpa da Bíblia, mas, do ser humano) controvérsias desnecessárias:

As normas existentes em muitas igrejas quanto ao uso da calça para mulheres e do corte de cabelo originaram-se devido às equivocadas interpretações de Deuteronômio 22:5 e 1 Coríntios 11:3-15. Tais textos, quando estudados à luz do contexto histórico, de modo algum apóiam a ideia de que o tipo de roupa usado pelas mulheres cristãs não possa variar com o passar dos anos; ou, que o cabelo delas não possa ser cortado. Farei uma breve análise com você a respeito do assunto para que tire suas próprias conclusões:

Deuteronômio 22:5 foi escrito numa época em que não existiam calças compridas, muito menos para mulheres. Naquele tempo, nem se cogitava a fabricação de tal produto. Portanto, Moisés não está tratando da calça comprida.

Moisés está orientando as mulheres para que não se vistam como homens. Lembremos que naquela época (e também nos tempos de Jesus), os homens usavam uma vestimenta que mais se assemelhava a uma saia…. O que diferenciava a vestimenta da mulher era uma espécie de cinto para prender a roupa na cintura (o homem usava um cinto de cor mais neutra. A mulher, algo mais colorido). É bem provável que o assunto tratado aqui seja o do travesti.

Na escócia, por exemplo, é costume os homens usarem saia. Será que Deus deixará de amar e salvar os escoceses por isto? De modo algum. Tal vestimenta faz parte da cultura deles (assim como nos tempos bíblicos). Assim, se algum pastor quiser fundamentar uma doutrina a respeito do vestuário na Bíblia, sem levar em conta o contexto histórico, terá também que ensinar aos irmãos da própria igreja a voltar a usar túnicas, parecidas com saias… O problema todo seria resolvido se levassem em conta que a roupa e o corte do cabelo são questões que variam de um tempo para outro.

Esses conceitos iniciais nos ajudam a entendermos o próximo texto bíblico.

1 Coríntios 11:3-15 foi escrito noutro contexto social. Na cidade de Corinto, uma mulher que cortasse o cabelo ou deixasse de usar o véu estava dizendo perante a sociedade que não mais estava sob a responsabilidade do marido, pai ou irmão mais velho e que, dali em diante, se tornara uma prostituta. Assim, para que as irmãs não fossem confundidas com as prostitutas e o testemunho delas se tornasse uma pedra de tropeço para a pregação do evangelho, Paulo pediu a elas que acatassem àquele costume da cidade de Corinto. Seria horrível para a igreja cristã se as irmãs fossem rotuladas por aquela cultura como sendo prostitutas. Já nos dias do Antigo Testamento, uma mulher prostitua foi identificada por encobrir o rosto com um véu (Gênesis 38:15). Percebeu o fator cultural?

O mesmo se dava em relação aos homens: em Corinto, todo aquele que deixasse o cabelo crescer era considerado homossexual. Já na época de Jesus (e do Antigo Testamento), o homem usava cabelo comprido normalmente. Era em Corinto que havia tal preconceito.

Assim, podemos ver que o assunto da calça comprida e do corte de cabelo não são princípios, mas questões culturais. Há na Bíblia costumes, que podem variar com o tempo por que foram dados apenas para um povo, de forma local. Existem também princípios, que são eternos, por terem sido transmitidos a todos e não a um povo específico. Nisto se enquadra o Sábado como dia de adoração e culto. Sendo que esse mandamento consta no Decálogo e que foi ordenado a todas as pessoas, não apenas para os judeus (ver Gênesis 2:1-3, Isaías 56:1-7, Marcos 2:28, etc.), deve ser observado para sempre em memorial ao Deus Criador. É importante diferenciarmos na Bíblia um PRINCÍPIO de um COSTUME.

Infelizmente, muitos se apegam a um costume cultural e deixam de lado um princípio universal e moral como o Sábado do Criador.

É lícito e correto o cristão se vestir decentemente e com modéstia (1 Timóteo 2:9), pois inclusive em nosso modo de vestir podemos refletir o caráter de Jesus. Porém, isto não significa que devamos ser desleixados com nossa aparência ou com o corpo, pois isso desagrada a Deus. Aqui podemos tratar do pintar o cabelo. Se a pessoa o faz por uma necessidade, para corrigir um problema ocasionado pelo pecado (Deus não criou o ser humano para envelhecer) qual o problema nisto? O errado seria pintar o cabelo com cores chamativas, que não levam a atenção dos outros para Deus.

Sendo que o corpo é o “templo do Espírito Santo” (1 Coríntios 3:16-17, 6:19-20) e o cabelo faz parte dele, também deve ser cuidado. Entretanto, tal questão (de cortar ou não o cabelo) deve ser analisada por cada um, individualmente, respeitando a opinião daqueles que pensam diferente. Também nesse tipo de atitude nosso cristianismo é manifesto.

Espero que essas reflexões lhe ajudem.

Um abraço,

Créditos: Na Mira da Verdade

34 comentários em “Calça comprida, corte e pintura do cabelo – Deut. 22:5 e 1 Cor. 11:3-15

  1. eu acho q o fato de mulher usa roupa de homem seria roupas masculinas e nao uma CALÇA em si…pq Deus tem q ve se nosso coraçao está puro pq se nao tive ..num vai se a roupa q vai mudar!!!
    e outra pq Deus criou Adão e Eva pelados??? e hj tem essa discussao??? se nakele tempo era pelado e Ele via o coração pq hj isso muda???

    1. VAMOS PELA HISTORIA,SE TUDO FOCE CONTADO APENAS UMA BIBLIA NAO SERIA SUFICIENTE,MAS GRAÇAS A DEUS DOCUMENTOS AINDA SAO ENCONTRADOS E OS DR EM TEOLOGIAS,HISTORIADORES BIBLICOS CONFIRMAM ESSA TESE,O Q ACONTECE NO TEMPO DE MOISES HAVIA UM CULTO EM ADORAÇAO A UM DEUS PAGAO ONDE SO PARTICIPAVAM HOMENS,UNS VESTIAO-SE DE HOMENS E OUTROS DE MULHERES E COMETIAM ATOS SEXUAIS ABOMINAVEIS A DEUS,COMO NAO HAVIA DIFERENÇA NAS VESTES,,,A CALÇA COMPRIDA FOI IVENTADA PRA QEM,PRA MULHER ACHO Q NAO,FOI INVENTADA PARA O HOMEM,ANTIGAMENTE MULHERES NAO VESTIRIAM CALÇA PORQUE SEUS MARIDOS,PAIS,NAO PERMITIAM,SENDO VESTES FEITAS PARA HOMEM,MAIS O MODISMO,VAIDADE O MUNDANISMO FAÇA Q PERDEMOS O TEMOR EM DEUS E FAÇAMOS ABOMINAÇOES A ELE,HOJE OS PASTORES ARRUMAM TODO JEITO DE ACEITAR O PECADO EM SUAS IGREJAS,CASAM PESSOAS JA CASADAS,ACEITAM MULHERES Q CORTAM E PINTAM SEUS CABELOS,HOMENS BARBUDOS E CABELUDOS,VA FICAR DIANTE DE UM JUIZ NESSA SITUAÇAO E VERAS OQ ACONTECE,IMAGINA NA FRENTE DOS REI DOS REIS,SENHOR DOS SENHORES Q NOS CONTEMPLA DIA E NOITE,JA SOBRE OS SUECOS,,IDE E PREGAI O EVANGELHO A TODAS AS NAÇOES….

      1. SOBRE ADAO E EVA,NAO SE ACHAVA PECADO EM AMBOS ATE PERDEREM O TEMOR A DEUS,DESOBEDECENDO E COMENDO DA ARVORE DA VIDA SE SENTINO NUS,AI O PECADO ENTROU E FORAM EXPULSOS PELAS SUAS ABOMINAÇOES..

      2. Cesar, é perceptível que vc segue a risca a doutrina dos homens, mostrando uma mensagem legalista e preconceituosa, isso reflete que tipo de coração, pode me dizer?!!!! Tenho duas mensagens pra vc:
        ”Atam fardos pesados e difíceis de carregar, e os põem sobre os ombros dos homens, entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los” Mt 23:4
        Ai de vós escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino de Deus diante dos homens, pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando’ Mt. 23:13

        ÉS JUIZ CESAR? SE FORES ÉS DEUS TB! TE INTITULAS ASSIM?
        SUAS PALAVRAS AFASTAM AS PESSOAS DO REINO DE DEUS, POIS SÃO JULGADORAS E PRECONCEITUOSAS! QUEM FAZIA ISSO ERAM OS FARISEUS! JESUS CRISTO ERA BEM DIFERENTE DELES!

      3. Olá amado, paz do Senhor Jesus!!! Em primeiro lugar achei muito bem feito seu comentário e gostaria que se possível for vc me respondesse algumas questões que ainda não entendo bem, tendo-se em vista que aprendi lá no livro de apocalipse que ai daquele que tirar ou acrescentar uma letra na palavra de Deus. Aprendi tb que o Senhor Deus vela por Sua palavra para fazer com que ela se cumpra.
        Por favor amado onde na palavra esta escrito que é pecado cortar cabelo, ou pelo menos aparar as pontas, pintar os cabelos, usar calças femininas?
        Pois aprendi também que texto sem contexto é pretexto. Onde esta escrito que foram feitas calças para os homens naquela época? É porque parece que da maneira que o irmão falou foram feitas naquela região para aquela situação propriamente dita. Por favor me mostre na palavra, tem que estar na biblia ou estaremos em pecado se falarmos que esta escrito algo que não esta, não é verdade? Quero muito estar dentro da vontade de Deus, não quero pecar contra o Senhor nem tão pouco ir para o inferno.
        Se possível amado, me responda anseio ler sua resposta com explicação de texto e contexto biblico, sem questões de historiadores, pois eles erram, quem não erra, nunca errou e nunca errará é somente o Senhor Deus na pessoa do nosso Senhor Jesus Cristo.
        Grande abraço
        Att, Rute

      4. MEU AMIGO E IRMÃO CESAR, VEJO QUE TU ÉS CINCERO ,
        MAIS AMADO SOU TEOLOGO E TO SEMPRE PESQUISANDO ASSUNTOS DIVERSOS, E NAS MINHAS PESQUISAS NUNCA DESCOBRIR NA VERDADE QUEM E QUANDO FOI INVENTADA A CALÇA COMPRIDA. UMA COISA EU TE GARANTO, QUE NÃO FOI EM TEMPLOS
        BIBLICOS E MUITO MENOS NO MUNDO ANTIGO.
        EM DT 25 FALA DE VENTIMENTAS INTIMAS E NÃO DOS VESTIDOS. CALÇA É MODISMO SIM, TANTO PARA O HOMEM QUANTO PARA MULHER.
        SÓ PARA O TEU CONHECIMENTO UM FRANCES (BISEXUAL) REVENDICOU O INVENTE DESTE ADEREÇO;
        SIM UM BISEXUAL, E HOJE É SIMBULO DE UM ADEREÇO MASCULINO POIS TEM A FORMA PARECIDA COM UM ORGÃO GENITAL MASCULINO.
        POIS É IRMÃO, TE ACONCELHO A VOLTAR USAR VESTIDOS COMO NO TEMPLO BILBICO E PARA DE USAR CALÇA E PRINCIPALMENTE GRAVA.
        O QUE TEMOS QUE OBSERVAR SE AQUILO QUE ESTAMOS USANDO SEJA VESTIMENTA MASCULINA OU FEMININA ESTA DESPENTANDO A SENSUALIDADE NAS PESSOAS. AI SIM SE ESTAR DESPERTANDO DESEJOS IMPUROS É ABOMINAVÉL AO OLHOS DO SENHOR.
        ESPERO PODER TER CONTRIBUIDO
        SHALOM ADONAI;
        PASTOR CLAUDIO

      5. César por que vc é tao burro vc nunca foi a escola???
        nunca leu a bíblia??
        então por que vc é tao burro ?
        odeio pessoal analfabeta que nunca leu a bíblia toda e fica dizendo que sabe tudo acho melhor vc voltar pra escola e ler a bíblia toda antes de expressar opiniões sem fundamentos históricos e religioso seu burro!!!

      6. irmão com todo respeito vai ler a bíblia e orar mais,na quela época não existia calça,e tem mais oq vc me diz dessas irmãs q usar saia até o pé ,e são um bando de fofoqueiras q falam da vida dos outros,isso não é pecado?não estou generalizando,mas muitas saiudas por ai q não cortam o cabelo e o cabelo cresce e junto com o cabelo cresce a linguá também ,e só para te informar Adão e Eva não comeram da arvore da vida se comessem teriam vida e não morte(espirital)eles comeram da arvore da ciência do bem e do mal….
        E que qui adianta o homem não tem bigodão ,a mulher não cortar o cabelo,não usar calça ,mas o coração todo sujo,isso é religiosidade é ser fariseu é o q Jesus disse,limpam o exterior do copo ,mas o interior é esta sujo…
        veja bem seus conceitos irmão é por isso q tem muita divisão dentro das igrejas, e muita acepção de de pessoas a qual Deus não aprova ,leia, Atos 10,34. Tiago2,9 e se vc quer cumprir a lei ,leia Romanos13.8-14.o cumprimento da lei é o amor ,se vc ama vc cumpriu a lei.Fica na paz q Deus abençoe e q vc abre essa mente

      7. irmão Cesar com todo respeito vai ler a bíblia e orar mais,na quela época não existia calça,e tem mais oq vc me diz dessas irmãs q usar saia até o pé ,e são um bando de fofoqueiras q falam da vida dos outros,isso não é pecado?não estou generalizando,mas muitas saiudas por ai q não cortam o cabelo e o cabelo cresce e junto com o cabelo cresce a linguá também ,e só para te informar Adão e Eva não comeram da arvore da vida se comessem teriam vida e não morte(espirital)eles comeram da arvore da ciência do bem e do mal….
        E que qui adianta o homem não tem bigodão ,a mulher não cortar o cabelo,não usar calça ,mas o coração todo sujo,isso é religiosidade é ser fariseu é o q Jesus disse,limpam o exterior do copo ,mas o interior é esta sujo…
        veja bem seus conceitos irmão é por isso q tem muita divisão dentro das igrejas, e muita acepção de de pessoas a qual Deus não aprova ,leia, Atos 10,34. Tiago2,9 e se vc quer cumprir a lei ,leia Romanos13.8-14.o cumprimento da lei é o amor ,se vc ama vc cumpriu a lei.Fica na paz q Deus abençoe e q vc abre essa mente

      8. E assim mesmo cesar que JESUS possa continiar-te iluminando meu irmao em cristo
        Arvore que nao produz fruto nao leva pedrada
        Vai nessa graça irmao

      9. Deus deixou um povo separado para ele se fose para sermos igual aos outros que andam de qualquer jeito nao presisaria vir jesus morrer na cruz pra deixar um povo para ele separado. E um mandamento escrito

    2. quando o homem olha para uma mulher de calça ele ver ela nua pois assim como erva que foi enganada pela serpente que é satánas induziu adão a pecar, assim é nos tempos de hoje. como um pastor pode dizer que mulher pode usar calça? sendo que ela causa a cobiça do homem para com ela causando a larcivia mostrando o seu lado sensual, MOSTRANDO A VERGONHA DA SUA NUDEZ(apocalipse 3:18), como as prostitutas.você acha que Deus agrada de um costume que induz os seus servos a pecar. é claro que não, porque quem tenta o homem é satánas para que homem peque contra Deus. cuidado com os falsos profetas que vem vestidos como ovelhas, mas interiomente são lobos devoradores(mateus 7:5).É conplicado nos dias de hoje mulher andar de saia pois as pessoas dizem que é cafona, mas isso é uma opressão que é o proprio satanas criou no mundo para que as pessoas ficam escrava disso. é por isso que na palavra diz que o mundo já é do maligno e tem mais jesus disse: se o filho vos libertar verdadeiramente sereis livres. O falso profeta ele procura texto biblicos para defender isso por causa dos dizimos dos fieis pois com o costume de hoje é muito dificil uma mulher não vestir uma calça e com isso elas vão servir a DEUS de uma forma errada.no livro de mateus7:13-14 diz o seguinte: entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz á pedição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva á vida, e poucos há que a encontrem.O caminho para o céu é estreito mesmo quando estes falsos profetas vier com esses papo “que não tem nada ver” , “que tem” pode ter certeza que não provem de DEUS pois na palavra diz serde sim sim e não não passou disso é procedencia do maligno.

    3. Irmão, o que a Bíblia sagrada nós ensina e sempre vigiar, como assim, devemos nós vestir corretamente, ser diferente em todo momento, tanto o homem como a mulher tem que procurar se vestir para DEUS, a mulher não pode chamar a atenção de homem despertando o desejo carnal, pois tanto ela como o home estariam pecando na carne, como assim uma veste colada ao corpo ou um decote pequeno ou então um mine short, ai entra em questão mas a mulher não deve expor a sua beleza, sim ela deve mostrar a sua beleza para o seu parceiro no caso o marido, isso cabe ao caso quando um e outro são conhecedores da palavra e aceitaram JESUS como único suficiente salvador. Temos na Bíblia sagrada varias passagens e ensinamentos como devemos agir como cristão, irmão e quando você esta em DEUS e com o ESPIRITO SANTO DO SENHOR , você se desliga do mundo…..

  2. O Deus é o mesmo ontem, hoje e eternamente, não há mudança, temos que ser diferente no modo do agir, vestir de ser do mundo, por que se não, não é necessário estar em uma igreja, ou ser Tristão como muitos, isso não tem portancia ou não faz, naquele dia não vai ter esse tipo de desculpa, hoje querem igrejas cheias por causa do dinheiro e não pregam mais a verdade, conhecereis a verdade e ela vos libertará, e a verdade é ser batizado em nome de Jesus. Atos cap. 2 vs 38…..

  3. para se orientar alguem, precisa primeiro saber o que se fala e vê-se que se trata de uma nao ainda conhecedora da verdade divina. porem, nao se culpe pois tudo e no tempo de Deus. quanto as orientações biblicas, as quais disse ser específicas a um povo, digo-lhe: nada na bíblia e direcionado somente a um povo e sim ao povo escolhido e remido… quanto ao sabado, pergunte ao seu pastor sobre atividades de cura, libertações e manifestações de trabalhos e outras atitudes, feitas por jesus e seus dicipulos em templos e em meio a multidoes, mesmo sendo criticados por ser sabado ele veio e rasgou o véu, apartir dali tornou-se pela graça…precisa discipular-se melhor para orientar corretamente. uma alma para Deus vale mais que toda prata e todo o ouro do mundo, valeu o sangue do seu filho, por isso se nao tem algo verdadeiro e calçado biblicamente, nao se deixe ser usado por forças malignas e botar a perder esse bem tao precioso para Deus, por que ele prometeu cobrar naquele dia… quem semeia pouco, pouco tambem ceifara, quem semeia muito, muito ceifara. cuidado… as coisas sao simples, mas sao misterios de Deus e nao tome coclusões coerentes com si propria para uma vida ligth pois Deus nao mudou, ele e o mesmo e a bíblia previa tudo o que esta acontecendo agora no “principio das dores”, porque só no que nos covém nao iria prever? vou orar para que Deus derrame sua misericordia sobre vos e te conceda conhecer sua verdade e ela a libertara, porque eu creio…

  4. Durante todos os meus trinta e seis anos que vivi no mundo e não conhecia o Evangelho de Cristo, DESEJAVA todos os tipos de modismos:calças;bijuterias;bolsas;cabelos: cortes e cores variados e etc…,assim mesmo não estava satisfeita com nada. Entretanto, no dia que aceite a Cristo JESUS como Único Salvador de minha alma ,a revelação de DEUS se manifestou de uma forma geral em minha vida ,e vi um mundo espiritual tão Maravilhoso a minha volta que a minha existência passou a ser divina e perfeita ,olhando para cada ser vivo como são para DEUS perfeitos!
    Em nada enxergando com os meus antigos olhos carnais ,mas sim vendo a beleza da santidade na criação de DEUS. Contemplando cada detalhe preparado por ele para nossa felicidade a qual outrora,,jamais havia percebido,pois estava cega e hoje posso ver.

  5. eu acho que deus olha sim para as vestis,as pinturas e o cabelo ,pois se não formos diferente das pessoas que adoram satanas,entrariamos na terra prometida?se fosse assim todos entraria na terra prometida ,com pecado e tudo,nos temos que ser diferente das do mundo ,ter a luz do espirito santo em nós ,como diferenciar se formos todos iguais,então presisariamos nem ir a igreja ficariamos numa festa e quando jesus vir buscar sua igreja todos iremos ,é assim .?deus não olha só para o coração ele olha para o sacrificio da carne,voce sacrificando os desejos da carne voce fica mais em comunham com jesus,ele te ve diferente,santificado(a).pois é a carne que nos faz distanciar-mos de deus,e isso satanas aproveita e se apossa das nossas ,fraquezas.tem hoje em dia vario proifetas usados por satanás,esses só querem tirar da presença de deus aqueles que ele ve que irá subir ,dizendo ,acha deus não oçha para isso ele olha para o coração ,mentira deus olha para nós de todos os jeitos,comom pode um mundano entrar no reino de deus se esta pintado ,cabelo cortados vestes de homem calça roupa decotada ,assim então cade a diferença que deus fala,entre servos escolhidos com o do mundo.?então os pastores poderia pregar de shorte e camisetas ,e a milher de biqueini seria certo?olha acho que muitosa faltão conversão e olhar melhor e pesquisar mais a biblia . tessal.5-22 e arespeito do cabelo é honroso a mulher ter cabelos longos isso procure voce mesmo na internet ou na biblia;.

  6. e’ meu amigo? mas se vc fizer uma comparaçao das igrejas que aceitam esses costumes vc vera a diferença!um exemplo amplo:se vc comparar a sua igreja com a do davi miranda vc vai ver a diferença.os dons pelo que eu averiguei la ,sao manifestos de uma forma superior.faça o teste!vai la pra vc ver com os proprios olhos!eu conheço mais de 50 igrejas diferentes.mas essa do davi miranda eu fiquei perplexo.e pra abalar meus pensamentos ,pessoas da minha familia receberam um milagre que so vendo pra crer mesmo.VC JA IMAGINOU SE ESS PROFETA FOR COMO MOISES FOI ESCOLHIDO E ATRAVEZ DE UMA VESTE E ATRAVEZ DO DIVORCIO(ICORINTIOS 7:39) E SE FOR? DIZ TAMBEM NAO SO ELE MAS UM OUTRO PROFETA MINEIRO QUE ORA E JEJUAVA MUITO E SANTIFICAVA MUITO:QUE A TV E’ A IMAGEM DA BESTA ESPIRITUALMENTE E 3 COISAS QUE AFETAM A FE DE UMA IGREJA QUE AFASTA DEUS DE UMA SO VEZ:A TV O DIVORCIO E POLITICA . E AGORA? E SE FOR? E SE ISSO FOR PRA SER BASE NA SUA SALVAÇAO VC ABRIRIA MAO DA TV,EI MULHERES DA CALÇA COMPRIDA?DE NAO APARAR AS PONTINHAS DO CABELO NEM PINTAR?EI IRMAOS:ABRIRIA MAO DO FUTEBOL?CINEMA?PRAIA?CALFANHAQUE?

  7. Irmãos sou evangelico : Mas percebi nesses posts muita dissenção talvez por causa da denominação em que foram ensinados que como eu tambem aprendi na denominação que congrego.
    NÃO tenho nada a dizer sobre esses assuntos por que é mesmo o fim dos tempos. hoje temos igrejas para todos os gostos ,os irmãos “amigos do mundo” e amantes dos seus costumes podem até optar por qual deseja congregar. Temos o “carnaval de jesus ” ,”heavi metal de Jesus”, “Pagode de jesus”, “rock de jesus ” ,”homosexuais de jesus “,”lesbicas de jesus ” etc. é só escolher.
    OBS: Não estou zombando nem julgando ninguem.
    mas sei que Jesus vai trazer luz a tudo ai veremos onde está a verdadeira verdade.

    1. sera que vc é o único burro que não sabe do escândalo que o DAVI MIRANDA traiu a mulher dele com a própria secretária???
      por que sera que por esse fato Davi Miranda não foi excluído da igreja dele???
      se fosse outro membro da igreja dele seria excluído, por que sera que ele nao foi punido??

  8. leiam Romanos 12, devemos esquecer o mundo, e usar os nossos membros para adoração a Deus, quando o apostolo fala cabelo crescido é cabelo que não se passa navalha e nem tesoura.

    leia a epístola de Judas roupa que marca o corpo é abominação…..

  9. Irmao graca e paz. Gostei do ensinamento sobre as vestes mas diacordo do ensinamento sabatista.
    A Biblia ensina que Jesus é Senhor do sabado e sabado é dia de fazer boas obras. Caindo um boi seu no buraco e isso no sabado nao o tiraria tem muitas referencias sobre o sabado.

  10. Sem essa nao pode nao se quisermos morar no ceu
    Cabelo e oveu da mulher
    Nem em pemsamento se de encostar uma tezoura
    Pois e a coroa daunher
    Maquiajem pintar os cabelos barbudo homes cabeludos sao moda do diabo
    Povo de DEUS tenque ser diferenye sim
    Pois sao luz do mundo sao sal da terra

  11. Devemos escutar o espírito Santo, Jesus deixou para nos ajudar. Então se o espírito Santo incomoda, não faça. Jesus é puro e justo, o que importa é a santidade diante da sua face. Fiquem com Deus.

  12. A cada comentário que ouço ou vejo sobre Deuteronômio. 22.5. eu fico muito feliz com este Deus que é maravilhoso, pois só um Deus como este nosso, poderia pensar em algo que no século vinte um seria texto de debate e até de ofensa entre os que se dizem cristão, é ai que eu vejo Deus atuando, vejamos o texto que tem causado tantos debates e conflitos, Não haverá traje de homem na mulher, e não vestirá o homem vestido de mulher, porque qualquer que faz isto é abominação ao Senhor teu Deus. Deut. 22.5. ele disse não haverá traje de homem em mulher e nem o traje de mulher no homem, traje.Aquilo que se veste; vestimenta;roupa; fato;vestuário habitual; sabendo das polemicas se pode ou não pode, Deus fez o seguinte, a mulher não deve usar roupa quê deixe com o corpo com aspecto masculino, e nem o homem deve usar traje que o deixe com aspecto feminino , quando discutimos é isto é aquilo, estamos esquecendo que estamos discutindo sobre a palavra e está palavra é a palavra de Deus, ou será que estamos tentando provar que Deus não passa de um ninguém pois afinal é dele que estamos falando não vamos deixa-lo fora da conversa como muito fazem minha igreja meu pastor deixa não vamos nos esquecer que o dono da igreja se chama Jesus, a palavra que pode ou não pode veio dele, é ordem dele, tomemos cuidado, Deus é tão sábio e tão inteligente que escreveu traje e deixou pra nos observarmos, o que nos deixa com aspecto masculino ou feminino, cabe a nós em observar e não deturparmos esta palavra tão maravilhosa, que é a inerrante palavra de Deus, Deus sabe porque não escreveu calça e você sabe, foi o Espírito Santo quem inspirou estes homens a escrever a Bíblia, portanto a Bíblia e uma área que só o Espírito Santo domina, e tem o pleno conhecimento. Abominação: Ato de abominar;repulsão;aquilo que é abominável.eu deixo aqui meu parecer, se Deus disse não haja traje de homem na mulher ou vice versa, e no final Ele disse que é abominação ao Senhor, vamos refletir se Ele disse isto é porque Ele vê a diferença e você vê, atente mais para a palavra,

  13. Eu porem fico na quilo que aprendi ou seja com a bíblia me sinto seguro confiavel. sei que o povo de Deus tem que ser diferente não podemos andar como anda aqueles que não conhecem a. Deus no centidos do seus corações agora prestem atenção o povo que não conhecem a Deus usa todo o tipo de maquiagem nos lábios ,olho, cabelos,unhas bijouterias , calca comprida e agarrada para as mulheres etc na feitiçaria se usa muito essas coisas o povo de Deus precisam ser diferente somos a luz do mundo pela arvore se conhecem o fruto para finalizar você tem feito a diferença ou ninguém te vê como um cristão Malaquias 3:18 outra vez vereis a diferença entre o que serve a Deus e o que não serve as igrejas antigas era muito diferente da igreja moderna de hoje o mundo esta entrando dia a pos dia dentro das igrejas vamos acordar pastores seja mais zeloso não fique dizendo que santidade era só pro passado não para os nossos dias tbm.

  14. Titulo: SANTIDADE AO SENHOR.
    Conselho nº 1
    1º – A bíblia ensina que não devemos entrar em contendas e debates acerca de sua palavra Tt. 3.9. É fundamental não perder tempo brigando, mas aqueles que são detentores de conhecimento devem ensinar e explicar com autoridade e mansidão, porém sem contenda. É de suma importância lembrar aos leitores e principalmente aos escritores, que ensinar a bíblia é uma responsabilidade imensa. E que sem sombra de dúvidas, todos os que tem coragem de instruir a palavra de Deus, terão de prestar contas de tudo o que disseram e ensinaram sobre ela. Mt. 12.36,37 – Tg. 3.1 – Ap. 22.18,19.
    2º – Há somente dois tipos de pessoas que Deus observa na terra de acordo com os seus interesses e propósito. O que serve a Ele e o que não o serve. Por isto nós vemos na bíblia em muitas passagens parábolas e alegorias, lições concomitantes que mostram um duo de indivíduos revelando dois tipos de caráter e salientando a diferença inquestionável e marcante de ambos. Ex: O rico e Lázaro (Lc. 16.19 a 31), o filho pródigo e seu irmão (Lc. 15.11 a 32), Sara e Agar (Gl. 4.24), os dois filhos (Mt. 21.28 a 32), Eva e a serpente no Éden, Jesus e o diabo no deserto, a porta estreita e a porta larga, Deus e Mamom, joio e trigo, luz e trevas, mentira ou verdade, benção ou maldição, vida eterna ou morte eterna, céu ou inferno, enfim, ainda tem uma leva de outros exemplos por toda a escritura declarando estas duas verdades estabelecida aos homens por Deus. É exatamente por isto que hoje encontramos dois tipos de opiniões, dois pensamentos, dois pontos de vista, dois tipos de crentes na igreja discordando de uma só PALAVRA, LEI, MANDAMENTO, DOUTRINA de Deus. Mas não há meio termo, um está certo e outro errado. Jesus disse que não se pode servir a dois senhores ao mesmo tempo, um ou outro (Mt. 6.24). O profeta disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é baal, segui-o (1ºReis. 18.21).
    3º – Nunca se esqueçam de que a apostasia é um dos sinais contundentes que precederiam a volta de Cristo (2Ts. 2.3). Hoje ela bate forte em todos os meios e lamentavelmente em muitas igrejas evangélicas que já se corromperam. Ela é mui difundida por falsos pregadores na televisão, rádio e redes sociais atualmente. É necessário muito cuidado e discernimento. Porque é você quem irá responder pelos teus atos diante de Deus e não o teu informante, instrutor unicamente. Deixa eu te dar um exemplo disso: Se você saiu de viagem no teu carro com destino a São Paulo, e chega num cruzamento, no Sul se conhece por trevo, e meramente pergunta para um informante sem ler o mapa ou as placas, e confia na sua orientação; mas de repente você chega a São José das bibocas e vê que não é o seu destino. Quem foi o culpado? O informante até teve boa intenção de guiar você, mas errou feio. Assim vai acontecer naquele dia, tu confiando no teu líder quer chegar ao céu, mas porque ele te doutrinou errado, o teu destino será o inferno.
    4º – Os teólogos liberais e também pastores e pregadores mal formados estão passando um conhecimento equivocado para os seus rebanhos e ouvintes no presente século. Falam de aberrações colossais, concernente a doutrina de Deus nas escrituras, e isto, sem nenhum temor. Uma delas ensina que para que se possa estabelecer uma doutrina na bíblia é preciso que Deus tenha falado três vezes sobre o mesmo tema, caso contrário não é doutrina. Imagine se Deus precisa-se falar três vezes para confirmar a sua própria palavra. Aonde ficaria o poder da palavra de Deus? Isto é coisa para incrédulo, Pedro negou Jesus três vezes e Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Eu te pergunto quantas vezes Deus teve que falar para Adão e Eva no jardim do Éden para que eles aprendessem a doutrina de não comer da árvore do conhecimento, três? Deus disse uma única vez e acabou. Você já ouviu falar que pra bom entendedor meia palavra basta; quanto mais a palavra de Deus. Jesus de forma magistral elevou o valor das escrituras muito além da concepção humana, quando deu eminente valor a apenas um i da lei, ou iota, a menor letra do alfabeto. Esta é a diferença berrante entre aquele que ama a palavra de Deus e o que não a ama. Para aqueles que querem obedecer à doutrina basta um iota, uma única letra, porém para os que buscam adaptar a bíblia ao seu modo de vida pecaminoso é necessário que Deus lhe diga três vezes ou mais o mesmo mandamento, senão jamais ele obedecerá. Isto sim é legalismo. Este é o mesmo veneno da serpente no Éden, a igreja hoje, de Deus dizendo que a palavra Dele não é bem assim, que a doutrina não é tudo isto, que ela não escraviza ninguém, que é doutrina dos homens, que estas doutrinas não têm valor nenhum porque Deus só olha a beleza interior das pessoas, ele quer só o coração. O diabo pregou esta mentira para Eva e ela se deu mal, e hoje mais do que nunca, ele continua pregando pela boca dos falsos profetas para as multidões rumo ao abismo.
    Deixe-me apresentar-te uma regrinha bem básica em forma pedagógica, para desmascarar aqueles que hoje ensinam com arrogância que a doutrina estética das escrituras não passa de mero uso e costume sem ter valor algum para o crente atual. Segundo alguns eruditos a etimologia do termo estética também trás o conceito de: O belo como manifestação do espírito, ou seja, uma beleza que vem de dentro para fora. Ninguém pode dizer que é santo por dentro sem que isto reflita no exterior. Salomão já sabia isso (Pv. 15.13). Jesus disse que aquilo que contamina é o que sai do coração e vem para fora (Mt. 15.11). Paulo escreveu que a santidade deve de estar na alma e no espírito, que está na parte interior do homem, e que se refere à pureza interna; mas também falou que esta mesma santidade deve de estar no corpo que é a parte visível, externa dos verdadeiros filhos de Deus(1ºTs. 5.23). Quando Deus falou para Samuel que não via o exterior dos filhos de Jessé, Ele se referia à capacidade, a valentia e o potencial humano que se esconde dentro de cada pessoa. Mas não tem nada a ver com a roupa, com as vestes, como muitos de maneira equivocada estão ensinando em muitos púlpitos e igrejas. Antes, Deus disse a Samuel, não olhe a sua estatura e altura, e aparência de guerreiro corajoso; pois todos eles logo iriam se acovardar diante de Golias. Mas Davi não, ele não temeu mesmo tendo aparência de fraco, pois ele era o menor da casa de seu pai. Isto se coaduna com o ensino de Jesus que condenou a aparência dos fariseus chamando-os de sepulcro caiado, tinham aparência de perfeição externa, mas no interior estavam mortos espiritualmente (Mt.23.25 a 28). Veja que no versículo vinte e seis Jesus explica que ele quer ver uma limpeza interna refletir uma aparência externa. Deus reprova o interior sujo, como o exterior maculo, tanto um quanto o outro. Por isto Jesus disse para sermos perfeitos, e isto inclui os dois lados da moeda (Mt.5.48). Como não podemos separar os dois lados da moeda, assim nós não podemos separar a SANTIDADE interna da SANTIDADE externa. Uma não tem valor sem a outra. “Se mil pregadores te disserem que Deus não se importa com a tua maneira de se vestir, que Ele não se importa com as vestes santas que um crente deve usar, não acredite neles em hipótese alguma! Mas creia em um só profeta que te diga que sim, que o Senhor está muito interessado que os que lhe professam, façam a diferença no seu vestir e não sejam parecidos com as pessoas mundanas que não estão nem aí para o que Deus diz e ensina na sua palavra.” Você lembra do profeta Micaías, quando quatrocentos profetas falavam para o rei ir a guerra, foi só ele que disse para o rei não ir (1º. Reis 22). Ainda que seja somente um “louco” pregando a verdade, creia para não morrerdes no campo de batalha contra o teu inimigo (Tg. 4.7). Eu sei que este tipo de instrução dói no ouvido de muita gente, mas é necessário pregar esta doutrina que por muitos já foi esquecida, ou ignorada. Deus ainda é o mesmo costureiro que confeccionou as túnicas de Adão e Eva lá no jardim. Deixa Ele te vestir hoje também!!! Não ande por aí de calça curta, faltando pano meu “irmão”, não ande por aí de saia curta minha “irmã”, Deus tem pano pra manga… Não esqueça que o único preocupado em deixar-te nu ou semi-nu é satanás, ele fez isto com o gadareno e tirou as vestes de Jesus no calvário para envergonha-lo. Após refutar o pensamento de que Deus só vê e quer o coração, vamos diferenciar usos e costumes sem valor, de usos e costumes segundo a doutrina de Deus. A) Contra legem – que falam dos usos e costumes contrários à lei de Deus. São aqueles que, por menores que sejam, contrariam um só mandamento do Senhor. Ex: o concubinato e o adultério aceitos por muitas igrejas hoje já tem se tornado um costume para tais denominações; há o costume de igrejas nos EUA de pegarem em serpentes e beberem veneno mortal em pleno culto o que é exagero de interpretação, etc. B) Praeter legem – que fala de usos e costumes paralelos à lei de Deus. São aqueles que não interferem, porque não são determinados pela palavra de Deus. Ex: os de âmbito litúrgico como o hino da harpa cristã na abertura dos cultos, se começarmos o culto cantando ou não um hino da harpa nem por isto será pecado; o bater palmas, para algumas igrejas da Argentina isto é pecado. Por ser um costume paralelo, ele não implica em pecado; mas no caráter missionário transcultural eles deverão sofrer influência da cultura local. C) Secundum legem – que fala de usos e costumes segundo à lei de Deus. São aqueles que refletem a expressão prática da lei. A doutrina, a lei, está no mundo abstrato, imaterial, teórico. Já o costume, por sua vez, está, essencialmente, no mundo concreto, material, prático. Há costumes na igreja, por exemplo, que foram determinados pela obediência à palavra de Deus. E a desobediência a tais costumes não é mero desacato a usos sem maior relevância, mas implica contrariedade à própria lei de Deus. Costume é a prática repetitiva, porém, não dito por alguém de forma arbitrária, antes, estabelecido pela palavra de Deus na forma de mandamento, doutrina, e praticada pelo seu povo. São costumes gerados pela doutrina. A doutrina de Deus cria costumes bons e santos para a SUA igreja. Portanto leia:
    1 – Para a mulher o pintar-se constitui pecado, pois é vaidade, que por sua vez é falsidade e não meramente efemeridade; tanto maquiagem como tintura no cabelo.
    2 – Para a mulher o usar roupa de homem é pecado, pois aqui na cultura do ocidente o costume mostra que a roupa tradicional do homem é a calça, e a da mulher é a saia; portanto se constitui em pecado o uso da calça de qualquer tipo para o sexo feminino. Porque o que Deus estabeleceu não foi a calça, ou a saia, ou o kilt escoces, túnicas ou vestidos, tipo A ou B de roupas para os seres humanos, pois isto depende de cada povo e de sua cultura. E em nossa cultura é saia para a mulher e a calça para homem. O que Deus determinou é que em qualquer cultura haja uma diferença marcante entre os sexos, que exista uma roupa própria de homem, e outra própria de mulher (Dt.22.5). Para com isto combater o homossexualismo que de forma colossal se prolifera no mundo atual (Ro.1.26,27). Temos o próprio exemplo do kilt da Escócia, ele é uma saia masculina e não feminina para os escoceses; há uma diferença que eles reconhecem muito bem, e é isto que Deus quer, que aja um diferença entre roupa de homem e roupa de mulher. Entenda que a questão da roupa é moral e cultural, e não legalista. Deus não disse para a mulher não usar calça, antes, Ele falou que ela não pode usar roupa de homem. Para os legalistas seria necessário que estivesse escrito: Deus não permite que as mulheres usem calça. Mas não, antes, como Deus não fala só para os ocidentais, Ele usou o a expressão: A mulher não deve usar roupa de homem, o que vale para qualquer cultura que seja evangelizada. Contudo, não falamos aqui de modéstia e moderação, lascívia e sensualidade no vestir que são coisas que ficam no segundo estágio, porém, que são de suma importância para as vestimentas de uma serva de Deus. Menos ainda de que a mulher de Deus deve observar a transparência, aderência e a ausência no seu vestuário. Porém argumentamos unicamente da questão da calça, se é ou não permitido para uma mulher do Brasil. Definitivamente não é permitido pela palavra de Deus. Mas é vergonhosamente permitido pelos pastores e líderes liberais de igrejas mundanas.
    3 – Esta é uma das razões pela qual Deus também ordenou que as mulheres não cortassem os seus cabelos, para não se parecerem com os homens, o que é abominável para Ele. E o texto é claro em 1ºCor. 11.6b, que para a mulher lhe é indecente e vergonhoso cortar e rapar a cabeça. A bíblia não diz para a mulher não cortar tão curto, para que não se pareça com um homem, antes, de maneira simples, diz que não se DEVE cortar. E Paulo disse que o véu foi substituído pelo cabelo comprido da mulher (1ºCor. 11.15).
    4 – Jóias também não são permitidas por Deus por serem vaidade, pois que utilidade existe nelas senão a ostentação. Um relógio serve para ver as horas, uma aliança sem pedras para confirmar o compromisso do casamento. Mas o colar, a pulseira, o anel de brilhante e os brincos são pra que? Só pra ostentar.
    Só pode ensinar isto quem um dia aprendeu, eu entendo que muitos tem dificuldades com estes temas porque nunca ouviram seu pastor ensinar sobre isto; e o pastor não ensina porque também não aprende ou não recebeu a revelação desta palavra, ou ainda porque não aceita, porque sua família não vive esta doutrina e ele não tem autoridade para ensinar.
    Mas eu quero te dizer que esta doutrina é bíblica e se inclui no texto que diz: Sem santidade ninguém verá a Deus (Hb. 12.14). Muitos querendo fugir deste caminho de renúncia chamam este ensinamento de legalismo. Porém eu concordo com o evangelista que disse: “Quando há algo na Bíblia que as igrejas não gostam, eles o chamam de ‘legalismo’.” Leonard Ravenhill
    O mais sério ainda ele disse: “Esta geração de pregadores responderá por esta geração de pecadores.” Leonard RavenhillConselho nº 2
    Dou o meu parecer: Em primeiro lugar temos de entender que não podemos interpretar a bíblia somente de forma literal, mas também de forma aplicativa. Muito menos interpretar-la de maneira legalista, ou seja, escrita a palavra que eu quero ver e ler como tal, não, isto é falta de interpretação. No tempo da lei era olho por olho e dente por dente, a questão era: poder ou não poder fazer, e os fariseus levavam isto à risca e ao pé da letra. E Jesus os repreendeu pelo exagero na interpretação da lei. Mas já no tempo da graça nós vamos ver Paulo elencando alguns mandamentos de forma literal e outros não. Por exemplo, ele enumera algumas obras da carne, prostituição, idolatria, etc., mas há outras que Paulo não cita por escrito no texto de Gálatas, como a fofoca e a vaidade. Mas nem por isto elas deixam de ser obras da carne também. Porque Paulo acrescentou: E coisas semelhantes a estas… (Gl. 5.21). Você não vai achar escrito na bíblia que o crente não pode fumar, no entanto sabemos que esta é uma obra da carne, e quem as pratica não herdará o reino dos céus. De igual forma não encontraremos escrito na bíblia que o crente não pode jogar futebol, mas sabemos que na prática do futebol há idolatria, inimizade, inveja, ciúme, contenda, facção, etc., e que os tais também não vão ganhar o céu e assim por diante. Deus não usa o termo propriamente dito, mas condena a prática usando outro adjetivo para que o qualifique. Você não irá escutar Deus dizendo que não pinte o cabelo ou as unhas, mas você o verá condenando esta prática que se inclui dentro do contexto vaidade. Paulo ainda disse que todas as coisas me são licitas, mas nem todas as coisas convêm (1ºCor. 10.23). Usamos o exemplo da criança, é licito ela andar descalço, mas não convêm, porque ela pode adoecer. Porque a questão agora é ser ou não ser. Deus não obriga ninguém a obedecer como no tempo da lei, que se não fosse obedecida o culpado era punido no ato. Porém se alguém é salvo, de fato irá obedecer à doutrina, e isso sem achar penoso. Você pode pintar unhas e cabelos, mas não convêm segundo a palavra de Deus, pois irás adoecer, pecar!!! “Não podemos libertar aqueles que por Deus estão presos à sua palavra por livre arbítrio, muito menos prender aqueles que estão livres para guardar ou não a sua palavra por causa do livre arbítrio”. É uma questão de decisão, de escolha! Uma vez conhecendo a verdade basta aceita-la ou não. A opinião dos homens não altera a verdade bíblica, pois ela é imutável e soberana. Mas o que deve de preocupar a todos nós é o fato de que, por ela (a bíblia), todos seremos julgados, e a opinião do homem neste momento não terá mais valor, senão a palavra de Deus. No tempo da lei a questão era, poder ou não poder obedecer tal mandamento; hoje na graça, a questão é, ser ou não ser liberto da carne, do mundo e da influência do diabo, em suma, ser ou não ser um salvo. No tempo do pode ou não pode, o homem não podia obedecer a lei! Porque ela, a lei, estava enferma pela carne e porque na carne o pecado a dominava (Ro. 8.3). “O pecado é a maior doença da humanidade!” Por isto o homem não podia obedecer a lei e ela não podia salva-lo. Porque ele não podia vencer o pecado que a própria lei apontava. A lei mostrava o problema, mas não dava a solução para resolve-lo. Agora, porém, pela graça e pela regeneração o homem é salvo (Ef. 2.8,9), ele pode obedecer a lei para continuar salvo!!! A grande incógnita é: SER ou não SER. Se tu é salvo, regenerado, tu pode obedecer a lei de Deus, a menos que tu não queira. Mas se você não é um salvo, tu não irá obedecer a doutrina, porque o pecado ainda enferma a tua carne e te domina (Ro. 6.14).
    Existem pessoas que se complicam por não entenderem as coisas de Deus, mas mesmo assim querem ensinar-las. O grande inimigo das igrejas liberais é a vaidade. Ora, a vaidade não é mera efemeridade e coisa passageira como muitos imaginam, o tema das pinturas e jóias dizem respeito a um tipo de vaidade que é muito mais perversa do que se pode imaginar.
    Existem duas palavras no hebraico que foram traduzidas para a palavra vaidade, em português. Veja a sua importância! 1ª – “bh hebel” ou “Ibh habel” que significa vapor, fôlego,no sentido de alguma coisa que dura pouco como o vapor, como o sopro do fôlego. Essa é a palavra usada por Salomão em Eclesiastes 1:2 “Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade”. E este termo traduzido para o português não representa um conteúdo pecaminoso. Por este motivo muitos usam este termo como subterfúgio para dizer que tudo é vaidade e que por isto podem se pintar e fazer o que dá na louca. Mas não é o que a BÍBLIA ensina. Tem gente soberba que, ao invés de se humilhar e se dobrar para Deus, não, se endurecem e batem no peito dizendo que estão certas e que vão para o céu mesmo assim. É ledo engano!!! Pois assim também pensam os testemunhas de jeová, mórmons, adventistas, espiritas, católicos, etc., todos manuseiam a bíblia e tem convicção da sua salvação, mas estão perdidos, condenados ao inferno.
    2ª – “awv shav” ou wv shav” que significa vacuidade, falsidade, nulidade, vazio de fala, mentira e inutilidade. Esse é o significado mais próprio para o vocábulo vaidade. Compare o texto de Ecl. 1:2 com Sal. 24:3,4 na versão RVC. Este termo sim expressa um conteúdo pecaminoso para a vaidade, e é neste sentido que se enquadram as pinturas e as jóias. Paulo e Pedro não erraram ao proibirem estas práticas no seio da igreja.
    Os egípcios tinham o costume de pintar o rosto, principalmente os olhos, e usavam muita jóia. O povo de Israel adotou estes costumes pagãos. E assim sempre que Israel se corrompia adotava os costumes dos povos vizinhos como os dos egípcios, persas, romanos, etc. Jezabel se pintava porque era ímpia. Pintura é coisa de ímpios e mundanos.
    Talvez você diga: Mas como alguns personagens usavam jóias no v.t. e mesmo assim Deus os livrava. É simples, era a vontade permissiva de Deus e a sua misericórdia que operava. Assim como Deus tolerou o incesto de Ló, a poligamia de Abraão e de Jacó, a carta de divórcio dada por Moisés, etc., Ele também tolerou alguns desvios no meio do seu povo. E esta permissão só ocorreu pela dureza do coração do homem. O uso de pinturas e jóias é uma obra evidente da carne!!! Hoje o crente não tem desculpas, pois ele pode ser regenerado pelo poder do Espírito, ele pode vencer este desejo da carne, a vaidade. O crente verdadeiro não é duro de coração, antes, ele se amolece todo ao ouvir a voz do seu Mestre.
    Alguns falam que estas práticas doutrinárias não passam de usos e costumes sem relevância, mas é mentira, isto é o que a bíblia chama de sã-doutrina e tem grande importância para DEUS por ser a sua própria palavra.
    Este é o meu conselho para quem quiser aceitar. Saudações.

  15. Oi, a paz do Senhor. Bom, eu li alguns dos comentários, alguns dos primeiros, e eu estou bastante chocada com alguns irmãos chamando outros de “burro”. Mas esse não é o ponto do qual quero me referir. Quero dizer uma coisa pra vocês, quando eu fui batizada no espirito santo eu ainda usava calça, no dia eu estava usando calça, mas sabe porque eu fui batizada ? Porque isso não dependia da roupa, isso dependia do meu espiritual, se Deus não quisesse me encher do espirito só porque eu estava usando calça, ele não me encheria, mas isso não interferiu a minha espiritualidade nem a minha intimidade com Deus. E voltando ao inicio do meu comentário, eu disse aquilo para que vocês possam repensar e rever o que esta acontecendo aqui, entendam que cada um tem um jeito diferente de ver e de pensar, alguns acham que não tem nada a ver e outros acham que tem, Ótimo. Cada um com seu cada um, tem duvidas ? Não precisam debater com irmãos e xingar uns aos outros não, pergunta ao próprio Deus da sua forma e tenha a resposta certa. E pra encerrar, falando de mim mesma e não dando razão nem discordando de ninguém, EU não uso calça, a não ser para ir para a escola e lugar nenhum mais, e quando eu cortei um dedo do meu cabelo, que foi só as pontinhas mesmo, eu me senti bastante culpada e não fiz mais, mas eu questão de pintar cabelo, eu faço luzes, mas é porque foi que nem disse ai em cima, na minha igreja permite que pinte o cabelo somente de cor que não chame atenção, por isso eu faço. Mas resumindo nisso tudo, o que eu faço ou não faço é porque é o que eu sinto, não gosto de usar calça nem cortar o cabelo, porque isso me incomoda e muito.
    Ame mais uns aos outros, e julgue menos os irmãos, como eu disse, cada um tem a sua forma de pensar e de achar o que é certo ou não, a salvação é individual, então cuide do SEU corpo, e do SEU cabelo, da SUA forma, e deixe que os outros cuidem dos deles da forma DELES.

  16. Oi, a paz do Senhor. Bom, eu li alguns dos comentários, alguns dos primeiros, e eu estou bastante chocada com alguns irmãos chamando outros de “burro”. Mas esse não é o ponto do qual quero me referir. Quero dizer uma coisa pra vocês, quando eu fui batizada no espirito santo eu ainda usava calça, no dia eu estava usando calça, mas sabe porque eu fui batizada ? Porque isso não dependia da roupa, isso dependia do meu espiritual, se Deus não quisesse me encher do espirito só porque eu estava usando calça, ele não me encheria, mas isso não interferiu a minha espiritualidade nem a minha intimidade com Deus. E voltando ao inicio do meu comentário, eu disse aquilo para que vocês possam repensar e rever o que esta acontecendo aqui, entendam que cada um tem um jeito diferente de ver e de pensar, alguns acham que não tem nada a ver e outros acham que tem, Ótimo. Cada um com seu cada um, tem duvidas ? Não precisam debater com irmãos e xingar uns aos outros não, pergunta ao próprio Deus da sua forma e tenha a resposta certa. E pra encerrar, falando de mim mesma e não dando razão nem discordando de ninguém, EU não uso calça, a não ser para ir para a escola e lugar nenhum mais, e quando eu cortei um dedo do meu cabelo, que foi só as pontinhas mesmo, eu me senti bastante culpada e não fiz mais, mas eu questão de pintar cabelo, eu faço luzes, mas é porque foi que nem disse ai em cima, na minha igreja permite que pinte o cabelo somente de cor que não chame atenção, por isso eu faço. Mas resumindo nisso tudo, o que eu faço ou não faço é porque é o que eu sinto, não gosto de usar calça nem cortar o cabelo, porque isso me incomoda e muito.
    Ame mais uns aos outros, e julgue menos os irmãos, como eu disse, cada um tem a sua forma de pensar e de achar o que é certo ou não, a salvação é individual, então cuide do SEU corpo, e do SEU cabelo, da SUA forma, e deixe que os outros cuidem dos deles da forma DELES.

  17. Ola amigo em Cristo! Estamos vivendo o fim dos tempos. E tudo isto que vemos nas igrejas evangélicas é “Cumprimento das sagradas Escrituras” ___ As coisas deste Mundo Infiltrando nas igreja : hoje temos igrejas para todos os gostos ,os irmãos “amigos do mundo” e amantes dos seus costumes podem até optar por qual deseja congregar. Temos o “carnaval de jesus ” ,”heavi metal de Jesus”, “Pagode de jesus”, “rock de jesus ” ,”homosexuais de jesus “,”lesbicas de jesus ” etc. é só escolher.
    Atenção povo de Deus = Jesus Vai Voltar __ para Buscar Seu Especial Zeloso e boas Obras ___ Está escrito: Sede santo em toda vossa maneira de Viver, sede santo pq EU Sou santo-__ é Um Povo Santo, um povo santo que Jesus vai vim buscar……
    Sei que Jesus vai trazer luz a tudo ai veremos onde está a verdadeira .

  18. sabias palavras confesso que hoje depois de 30 anos servindo a Deus em obdiencia livre de usos e costume este assunto tem me encomodado parece que o tempo passou as coisas mudaram e so eu fiquei parada no tempo. e muito dificil falar defender um ensinamento que nem os pastores pregam mais.

Deixe um comentário